São Paulo, 26 de outubro de 2016
Ao
Jornal O Globo
Att. Sr. Ascanio Seleme
Diretor de Redação
Carta Aberta em resposta à reportagem “Força Tarefa investiga outra cobertura de Lula”
Senhor Diretor,
Reportagem publicada por esse jornal na data de hoje, intitulada “Força Tarefa investiga outra cobertura de Lula”, subscrita pelos jornalistas Cleide Carvalho e Thiago Herdy, na tentativa de dar credibilidade ao inescrupuloso enredo ali descrito, menciona o fato de o nosso escritório haver prestado serviços advocatícios ao Sr. Glaucos da Costamarques em relação à compra de direitos hereditários em um “processo de inventário” e, ainda, o fato de sermos advogados do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Ora, existe algo mais natural do que um escritório de advocacia prestar serviços jurídicos – no âmbito de processos judiciais - a mais de um cliente?
Se a reportagem buscava fazer um “cruzamento” de processos em que o nosso escritório atua, deveria, necessariamente, ter mencionado que patrocinamos uma causa em favor do ex-Presidente Lula contra a jornalista Cleide Carvalho – uma das subscritoras da publicação – e o senhor, o Diretor de Redação de O Globo.
Aliás, o escritório de advocacia que patrocina seus interesses, como também os da jornalista Cleide Carvalho naquela ação, é o mesmo que também defende os interesses do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso e que, pasme-se, também patrocinou os interesses da empreiteira Odebrecht em ações judiciais.
Consegue ver onde um “cruzamento” tendencioso de clientes de um escritório de advocacia pode chegar?
Limitado ao exposto.
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Sócios do Teixeira, Martins & Advogados